25 de Abril de 1974

6 de fevereiro de 2011

Guerra Civil - Lisboa e cerco do Porto - Romance (14)

Em Lisboa...
«Ao romper do dia 24 de Julho [de 1833], tendo começado a fuga vergonhosa duma divisão de seis mil infantes, seiscentos lanceiros e duas baterias, comandadas pelo duque de Cadaval, e ainda antes dos primeiros destacamentos liberais terem atravessado o Tejo, o povo de Lisboa aclamara a rainha e a Carta e içara bandeiras azuis e brancas. O primeiro acto foi o de arrombar as cadeias, o Limoeiro, o Aljube, o Castelo, e soltar milhares de presos, os políticos à mistura com os criminosos comuns.»
O exército de D. Miguel tinha abandonado Lisboa!

No Porto, no dia seguinte ainda não se sabia do que tinha acontecido em Lisboa e houve um ataque fortíssimo dos absolutistas contra a cidade, liderado por um marechal francês que tinha vindo para o comando das forças absolutistas.
«Durante várias horas o Porto pareceu perdido, suportando uma, duas, três, quatro vezes as investidas da infantaria e as cargas da cavalaria, numa luta ferocíssima que prosseguia dentro e para aquém das trincheiras, à baioneta, à espada, ao sabre, à coronhada.»

Mas os liberais resistiram.

«Antes do meio-dia, sua majestade o senhor D. Miguel, que seguira do posto de observação de S. Gens o desenrolar das operações, atirou o óculo ao chão, raivosamente, montou o cavalo sem auxílio do escudeiro e partiu à desfilada, provavelmente para onde lhe não vissem o desespero pela derrota que tudo comprometia.
(...)
O imperador [D. Pedro] partiu de [barco a] vapor para Lisboa, com alguns reforços, e a cidade permaneceu ainda sujeita a esporádicos bombardeamentos. O cerco mantinha-se, mas a força dos sitiantes, desfalcados de alguns milhares de homens que já iam a caminho do Sul com D. Miguel, deixara de ser a ameaça de antes.
(...) Os liberais iam atacar, enfim, e a sua surtida ia marcar o rompimento do sítio que lhes fora montado havia mais de um ano.»

1 comentário:

  1. Eu, estou a estudar pelo livro porque acho mais facil, mas também estudo um pouco pelo blog.
    E acho que o blog ajuda.





    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar