25 de Abril de 1974

7 de fevereiro de 2011

Guerra Civil - Lisboa, D. Maria II e D. Miguel em Santarém - Romance (15)

A guerra caminha para o fim, mas, a 5 de Setembro de 1833, os absolutistas ainda vão tentar forçar a conquista de Lisboa, depois de terem fugido da cidade.
No entanto, essa tentativa não obteve sucesso.

É já com a cidade mais sossegada nas mãos dos liberais que...
«No dia 24 de Setembro, desembarcou em Lisboa com a imperatriz sua madrasta [D. Maria Amélia de Beauharnais, 2.ª mulher de D. Pedro] uma formosa menina de catorze anos, que viria a ser o vigésimo nono soberano de Portugal sob a designação de D. Maria II.»

«No dia 10 de Outubro, os liberais, tendo finalmente uma considerável supremacia de efectivos, desencadearam um ataque geral às posições inimigas diante de Lisboa. Derrotaram-nas em toda a linha, após combates sangrentos que duraram todo o dia (...)
Quando a noite caía, D. Miguel seguia já com o grosso das tropas na direcção de Santarém e o imperador [D. Pedro] regressava [ao palácio das] Necessidades.»

«Em Santarém, uma corte trapalhona, guardada por soldados esfarrapados e descalços e uma multidão de fugitivos, nobres, funcionários, magistrados, clérigos. Um rebanho de quarenta mil balindo ao pastor Miguel (...)»

Sem comentários:

Enviar um comentário