H

H
Igreja de Santo António, Lagos - Edifício de estilo barroco, com a nave decorada com azulejos e talha dourada, a igreja deve ter sido construída no reinado de D. João V.

9 de janeiro de 2011

Aula do 6.º 6 no dia 7 de Janeiro

Gostei da aula do 6.º 6 na 6.ª feira.
Nem todos os alunos terão aproveitado, mas houve intervenções interessantes (ainda bem, Inês, que fizeste muitas perguntas: é bom sinal).

Falar da divisão de poderes e do exercício desses poderes pode não ser o mais atraente ou o mais acessível para jovens de 11/12 anos.
Fazer a ponte entre o passado e o presente parece-me ser a melhor forma de captar a vossa atenção e o vosso interesse.
E nem tudo ficou respondido.
A pergunta do Gonçalo sobre quem eram os liberais e quem eram os absolutistas (ou quem podiam ser) revela bem que estamos a sair de um "mundo antigo" (o Antigo Regime) em que tudo estava determinado em função do grupo social a que se pertencia e a entrar na "modernidade".
A organização política que se segue à Revolução Liberal está na base do que é a organização política nos dias de hoje.
E são perguntas como as que a Inês, o Gonçalo e o Pedro fizeram (ou a intervenção do Paulo, questionando as limitações da igualdade) que nos ajudam a pensar e a compreender a realidade que nos rodeia.

A propósito de igualdade e direitos... Pedro: desafio-te a fazeres um trabalho sobre o direito de voto em Portugal. Podes escolher parceiros para te acompanharem nesse trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário