H

H
A imagem faz parte de um livro publicado no ano de 1647, por J. Blaeu (um importante cartógrafo holandês), em que está desenhado um conjunto de mapas do nordeste brasileiro, então ocupado pelos holandeses, decorados com cenas da vida quotidiana. A cena que apresentamos representa uma fazenda brasileira produtora de açúcar, na zona de Pernambuco.

12 de abril de 2013

O reinado de D. Fernando I - cronologia

Na turma do 5.º 8 iniciámos o estudo da crise de 1383-1385.
Para melhor compreendermos a crise - e porque muito falámos de casamentos de príncipes e princesas - apresento uma 1.ª cronologia, só do reinado de D. Fernando I e respeitante a acontecimentos relativos a:

  1. guerras com Castela 
  2. acordos de paz com Castela
  3. acordos/tratados com Inglaterra (nossa aliada)
  4. casamentos (ou promessas de casamento) da princesa D. Beatriz
  5. outros acontecimentos

CRONOLOGIA  -  REINADO  DE  D. FERNANDO
AS  GUERRAS  FERNANDINAS,  AS  ALIANÇAS  COM  A  INGLATERRA  E 
AS  PROMESSAS DE CASAMENTO  DE  D. BEATRIZ

1367
Morte de D. Pedro I. Subida ao trono de D. Fernando.
1369-1370
Guerra entre Portugal e Castela.
1371
Assinatura de um tratado de paz, em Alcoutim, entre Portugal e Castela. É acordado o casamento de D. Fernando com a filha mais velha do rei de Castela.

Casamento de D. Fernando com D. Leonor Teles. Levantamentos populares em Lisboa contra o casamento do rei. Por causa deste casamento, que não respeitava o Tratado de Alcoutim, este tratado foi revogado.
1372-1373
Nova guerra entre Portugal e Castela. O rei de Castela ocupou várias regiões de Portugal e chegou a cercar Lisboa.
1373
D. Fernando assina, em Santarém, um novo tratado de paz.

É assinado em Westminster um tratado de colaboração política, militar e comercial entre Portugal e Inglaterra.
1373-1375
D. Fernando determinou a construção, alargamento ou reconstrução de muralhas em várias cidades, incluindo Lisboa.
1377


1380
São feitas negociações para o futuro casamento de D. Beatriz (filha de D. Fernando I, tinha 3 anos de idade) com D. Fradique, filho ilegítimo de D. Henrique II de Castela (tinha 7 anos de idade).
Em maio, a corte portuguesa propunha o casamento de D. Beatriz com o filho de D. João I de Castela, D. Henrique (que ainda não tinha 1 ano).
Novo tratado que confirmava a aliança político-militar entre Portugal e Inglaterra. Em julho, D. Fernando prometia casar D. Beatriz com um membro da família real inglesa (D. Duarte, filho do conde de Cambridge).
1381-1382
Terceira guerra entre Portugal e Castela. O infante D. João, filho de D. Pedro I e de D. Inês de Castro, estava do lado do rei de Castela. Lisboa é novamente cercada.
1382
Negociada a paz entre Portugal e Castela na cidade de Elvas. D. Beatriz devia casar com o 2.º filho de D. João I de Castela (D. Fernando).
1383
Assinatura do Tratado de Salvaterra com o objetivo de consolidar a paz estabelecida no acordo de Elvas. Como, entretanto, morrera a rainha de Castela (D. Leonor de Aragão), D. Beatriz vai casar com D. João I, rei de Castela.

Morte de D. Fernando.


Não se assustem com o tamanho da cronologia.
Poderão dizer que isto é confuso (como dizia a Fany na aula de hoje), mas...
É interessante ver a sucessão de guerras, tratados de paz, promessas de casamentos para ajudar a confirmar a paz, falta de respeito pelos tratados e... volta tudo ao princípio.

Sem comentários:

Enviar um comentário