H

H
Igreja de Santo António, Lagos - Edifício de estilo barroco, com a nave decorada com azulejos e talha dourada, a igreja deve ter sido construída no reinado de D. João V.

17 de março de 2011

Comunicações - Telefone

Regra geral, considera-se Alexander Graham Bell como o inventor do telefone, mas uma pesquisa mais atenta deixa-nos perceber que Antonio Meucci é, muito possivelmente, o seu verdadeiro inventor.

Mas isso são outras histórias. Aqui, interessa-nos o início do seu uso em Portugal.

As primeiras experiências de telefone, em Portugal, iniciaram-se em 1877. As linhas telegráficas foram aproveitadas para a montagem do serviço de telefone.
A primeira rede pública foi inaugurada a 26 de Abril de 1882, em Lisboa.

Conta-se que, em Março de 1884, estando de luto pela morte da sua irmã D. Maria Ana, o rei D. Luís não quis deixar de ouvir a ópera Lauriane, do compositor português Augusto Machado, que dedicara essa obra ao rei. A companhia de telefones montou uma linha entre o Teatro Nacional de São Carlos e o Palácio da Ajuda. Assim, o rei D. Luís terá ouvido a ópera... por telefone!

No fim, o rei enviou ao compositor a seguinte mensagem: "Parabéns pelo seu triunfo. Assim que puder ir ao teatro, irei aplaudi-lo!".

Na margem esquerda, telefone de parede (1888-89). Ao centro, telefone de mesa (1892).

 
A primeira lista telefónica da cidade de Lisboa teria... 23 números. Mas o tempo se encarregaria, rapidamente, de fazer aumentar esse número.

Sem comentários:

Enviar um comentário