25 de Abril de 1974

31 de outubro de 2013

O luxo na corte de D. João V

Em resposta à dúvida da Eunice (6.º I).

O que é viver com luxo?
Luxo é o que ultrapassa o necessário, é o viver com o que é de elevado preço (caro). E o rei gostava de mostrar a todos que era rico e poderoso.
Por isso tinha vários palácios decorados com objetos de grande valor - tapeçarias, quadros, esculturas, mobiliário de madeiras raras, loiças finas, etc. Fazia-se transportar em coches ricamente decorados com tecidos caros e talha dourada, dava grandes festas, organizava banquetes onde se servia uma enorme variedade de comida, o seu vestuário era o da moda francesa, tinha criados para tudo e mais alguma coisa (seriam às dezenas!), etc.

Dizer que o rei tinha o poder absoluto significa dizer que o rei tinha todos os poderes.
O rei governava como bem entendia, sem ouvir, sequer, os grupos sociais nas cortes. D. João V nunca reuniu cortes. Ele fazia ou mandava fazer as leis que entendia, governava da maneira que entendia. Por isso se diz que o regime era uma monarquia absoluta (o poder absoluto do rei).


4 comentários:

  1. como é que se põe coisas no «HISTORIANDO»

    ResponderEliminar
  2. espetáculo o video que pos no historiando
    marcio sanches do 5ªb nª12

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Aconselho a consulta do 8.º volume da História de Portugal - Portugal no Século das Luzes, de Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada e Pedro Cardim.
      É muito possível que exista na biblioteca da tua escola.
      Podes consultar, também, https://www.sabado.pt/vida/detalhe/a-mesa-com-as-rainhas-de-portugal

      Eliminar