25 de Abril de 1974

27 de outubro de 2010

Breve história do dinheiro em Portugal

A propósito de uma dúvida colocada na turma do 6.º 4, a Daniela fez uma pesquisa sobre a história do dinheiro em Portugal e apresentou o texto que se segue.


As primeiras moedas portuguesas terão sido mandadas cunhar ainda por D. Afonso Henriques. Eram pequenos exemplares metálicos produzidos a partir de uma liga de cobre e prata e que exibiam a cruz de Cristo.
Foi durante o reinado de D. Sancho I que apareceu a primeira moeda portuguesa de ouro, o Morabitino, que valia 180 dinheiros [ver imagem].
                               
O dinheiro, enquanto unidade monetária, desapareceu no final da primeira dinastia e foi substituído pelo real.
O primeiro rei da Segunda dinastia, D.João I, mandou cunhar as primeiras moedas portuguesas de cobre, os reais pretos.
Foi durante o reinado de D.Pedro II que surgiu a primeira forma de papel moeda.


Em 1821 foi criado o primeiro banco emissor no Continente, Banco de Lisboa, antecessor do Banco de Portugal que passou a emitir notas regularmente. O Banco de Portugal surgiu em 1846 e, em 1887, tornou-se no único Banco emissor.

10000 réis, 1799, reinado de D. Maria I


Com a implantação da República, a 5 de Outubro de 1910, o sistema monetário foi alterado e o real substituído pelo escudo. Todavia, as primeiras notas de escudo só começaram a circular em 1914.
Em 2002, o euro substituiu o escudo.

2 comentários:

  1. muito obrigado pela informação.Estava a ver que nao encontrava nada

    ResponderEliminar
  2. E em 2009 foi criado o Bitcoin. Que tal como o ouro, é raro, têm um limite e nao se pode produzir mais do que o ja existente, dando lhe assim a defenicao de Hard money, ou seja dinheiro que mantem o seu valor ao longo dos tempos. O que nos ajuda a lutar contra a inflacao provocada por este sistema que imprime dinheiro cada vez que precisa, desvalorizando a nossa moeda. Para aprender mais sobre Bitcoin basta procurar #Bitcoin. Obrigado por este artigo. Boas leituras.

    ResponderEliminar