25 de Abril de 1974

24 de agosto de 2020

Revolução Liberal de 1820 - A cidade do Porto


O Porto foi uma cidade agente da "fermentação liberal".

Tratava-se de uma cidade com uma burguesia relevante, com comunidades inglesa e francesa. Tinha um papel ativo nas trocas internacionais, sendo o comércio com o Brasil e com a Inglaterra o principal propulsor da dinâmica económica da cidade.


A abertura dos portos brasileiros (1808) e o Tratado de Comércio e Navegação com a Inglaterra (1810) fez reduzir drasticamente o valor das exportações. O Porto foi muito prejudicado por essa situação.
Cresceram as críticas à situação de hegemonia económica britânica e à dependência portuguesa.

Sendo uma cidade segunda, longe da capital, era um espaço propício ao contrapoder, escapando, de alguma forma, a um controlo mais apertado do poder político/policial.

Depois de uma frustrada conspiração liberal (1817), foi na cidade do Porto que alguns liberais formaram uma associação a que deram o nome de Sinédrio, "destinado a espreitar atenta a opinião pública, e até a encaminhá-la a fazer uma mudança de governo em Portugal, dirigindo os espíritos para as ideias liberais nas três províncias do Norte do Reino, sendo nisto auxiliados pelos jornais portugueses que se imprimiam em Londres." (Luz Soriano)



Sem comentários:

Enviar um comentário