25 de Abril de 1974

25 de março de 2017

60 anos do Tratado de Roma - nascia a Comunidade Económica Europeia

Reunião dos representantes dos diferentes países em Roma,
no Museu Capitolino (ou Museus Capitolinos, no plural, porque
 o Museu inclui dois palácios, ligados por uma galeria subterrânea).
A 25 de março de 1957, 6 países - Bélgica, França, Itália, Holanda, Luxemburgo e República Federal Alemã (Alemanha Ocidental) - assinaram o Tratado de Roma, constituindo a Comunidade Económica Europeia (CEE).
Os mesmos países já tinham fundado, em 1952, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA).

Estas organizações internacionais eram uma forma destes países da Europa Ocidental resolverem problemas económicos, sociais e políticos que a II Guerra Mundial (1939 - 1945) tinha criado, num mundo em que predominavam, então, as duas superpotências: Estados Unidos da América e União Soviética.

O Tratado de Roma tinha como objetivo a criação de um mercado comum, com políticas conjuntas para a agricultura, a circulação de pessoas e mercadorias. Com esta política de integração económica, que já existia para o ferro, o carvão e o aço, os países que assinaram o tratado aboliam entre si os impostos alfandegários e criavam taxas comuns de fronteira em relação aos outros países.
O Tratado, dando origem à CEE, entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 1958.
A CEE é a organização que está na base da atual União Europeia, de que Portugal faz parte.

As assinaturas dos representantes dos 6 países no Tratado de Roma

Na mesma ocasião, também foi criada a Comunidade Europeia da Energia Atómica (EURATOM), visando a cooperação dos mesmos países no desenvolvimento e utilização da energia nuclear.


Sem comentários:

Enviar um comentário