25 de Abril de 1974
2 de novembro de 2012
Correção da Ficha n.º 1 do Caderno de Atividades
Os alunos interessados podem encontrar aqui a correção da Ficha n.º 1 do Caderno de Atividades.
Hoje, na aula, recolhi os cadernos de atividades para corrigir e avaliar.
Os mesmos serão entregues na aula de Português de 2.ª feira.
Na aula de hoje só tivemos oportunidade de fazer a correção oral. A correção que aqui se apresenta permitirá estudar para a ficha de avaliação do próximo dia 6.
Mais logo apresentarei a correção da 2.ª parte da Ficha n.º 3.
Bom estudo.
P.S. - Atenção que, na correção da pergunta 3.5, o Mar Mediterrâneo está um bocadinho mais a Norte do que devia e a indicação dos Montes Pirenéus fugiu. Apresentarei um mapa com o Mar e os Montes no lugar certo.
Hoje, na aula, recolhi os cadernos de atividades para corrigir e avaliar.
Os mesmos serão entregues na aula de Português de 2.ª feira.
Na aula de hoje só tivemos oportunidade de fazer a correção oral. A correção que aqui se apresenta permitirá estudar para a ficha de avaliação do próximo dia 6.
Mais logo apresentarei a correção da 2.ª parte da Ficha n.º 3.
Bom estudo.
P.S. - Atenção que, na correção da pergunta 3.5, o Mar Mediterrâneo está um bocadinho mais a Norte do que devia e a indicação dos Montes Pirenéus fugiu. Apresentarei um mapa com o Mar e os Montes no lugar certo.
Recomeço com o 5.º ano
Havia já 3 meses que o blog estava parado.
Originalmente, o Historiando foi criado a pensar nas minhas turmas do 6.º ano.
Andou mais animado no ano letivo de 2010/2011 com as turmas 6.º 6 e 6.º 10.
Este ano, não tendo turmas de 6.º ano de HGP, repensei o objetivo inicial e decidi começar a trabalhar com o 5.º ano.
Informei hoje os alunos do 5.º 8 e aguardo que os novos aprendizes de historiador me possam fazer companhia aqui.
Originalmente, o Historiando foi criado a pensar nas minhas turmas do 6.º ano.
Andou mais animado no ano letivo de 2010/2011 com as turmas 6.º 6 e 6.º 10.
Este ano, não tendo turmas de 6.º ano de HGP, repensei o objetivo inicial e decidi começar a trabalhar com o 5.º ano.
Informei hoje os alunos do 5.º 8 e aguardo que os novos aprendizes de historiador me possam fazer companhia aqui.
E que o blog vos seja útil.
28 de julho de 2012
A participação portuguesa no Jogos de 1912
Para participar nos Jogos Olímpicos de Estocolmo (1912), a
representação portuguesa, com 6 atletas, saiu de Lisboa no dia 26 de Junho, num
barco a vapor inglês. No dia 29 chegou a Southampton (Inglaterra), atravessou o
Sul de Inglaterra de comboio e usou de novo um barco para chegar à Dinamarca.
Da Dinamarca à Suécia, a comitiva portuguesa voltou a alternar o comboio e o
barco. Finalmente, 5 dias depois da partida, os atletas chegaram a Estocolmo.
Na cerimónia de abertura, o maratonista Francisco Lázaro desfilou com a
nova bandeira nacional, adotada pelo regime republicano, vencedor da revolução de
5 de Outubro de 1910. Mas o hino que tocou no estádio ainda foi o Hino da
Carta, do tempo da monarquia.
Nestas olimpíadas, António Pereira, praticante de halterofilismo, participou na luta greco-romana, porque não houve provas de halterofilismo. Também na luta participou Joaquim Vital, jornalista de O Século. Na modalidade de esgrima participou Fernando Correia, chefe da missão portuguesa e que também foi júri na sua modalidade. No Atletismo, António Stromp (um dos fundadores do Sporting) competiu nos 100 e nos 200 metros, Armando Cortesão nos 400 e nos 800 metros e Francisco Lázaro na Maratona.
Nenhum dos portugueses passou às finais – Armando Cortesão ainda ficou apurado para as meias-finais dos 800 metros, mas não completou a prova por lesão. As queixas dos júris, nas várias modalidades, foram muitas.
Na Maratona foi a tragédia: Francisco Lázaro caiu inanimado durante a prova. Conduzido ao hospital, viria a falecer.
Os 6 atletas portugueses que participaram nos Jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo (Suécia) |
Nestas olimpíadas, António Pereira, praticante de halterofilismo, participou na luta greco-romana, porque não houve provas de halterofilismo. Também na luta participou Joaquim Vital, jornalista de O Século. Na modalidade de esgrima participou Fernando Correia, chefe da missão portuguesa e que também foi júri na sua modalidade. No Atletismo, António Stromp (um dos fundadores do Sporting) competiu nos 100 e nos 200 metros, Armando Cortesão nos 400 e nos 800 metros e Francisco Lázaro na Maratona.
Nenhum dos portugueses passou às finais – Armando Cortesão ainda ficou apurado para as meias-finais dos 800 metros, mas não completou a prova por lesão. As queixas dos júris, nas várias modalidades, foram muitas.
Na Maratona foi a tragédia: Francisco Lázaro caiu inanimado durante a prova. Conduzido ao hospital, viria a falecer.
27 de julho de 2012
Jogos Olímpicos... há 100 anos
Está a terminar a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2012.
São os 30.ºs Jogos Olímpicos da era moderna e realizam-se em Londres pela 3.ª vez.
Falamos em Jogos Olímpicos da era moderna porque esta competição desportiva voltou a realizar-se a partir de 1896, tendo como exemplo os Jogos Olímpicos que, muitos séculos antes, tinham lugar na Grécia.
Portugal não participou nos Jogos até 1912.
Há 100 anos, nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, Portugal fez-se representar com 6 atletas, nas modalidades de Atletismo, Esgrima e Lutas Amadoras.
Voltaremos a falar destes Jogos de 1912.
São os 30.ºs Jogos Olímpicos da era moderna e realizam-se em Londres pela 3.ª vez.
Falamos em Jogos Olímpicos da era moderna porque esta competição desportiva voltou a realizar-se a partir de 1896, tendo como exemplo os Jogos Olímpicos que, muitos séculos antes, tinham lugar na Grécia.
Portugal não participou nos Jogos até 1912.
Há 100 anos, nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, Portugal fez-se representar com 6 atletas, nas modalidades de Atletismo, Esgrima e Lutas Amadoras.
Voltaremos a falar destes Jogos de 1912.
30 de maio de 2012
Ficha de Avaliação - 6.º 7 e 6.º 9
A turma do 6.º 9 e os alunos do 6.º 7 que vão fazer a ficha de avaliação encontram aqui a informação sobre os conteúdos e os objetivos da ficha.
Em caso de dúvida o procedimento do costume - carloscarrasco9@gmail.com
Bom trabalho.
Em caso de dúvida o procedimento do costume - carloscarrasco9@gmail.com
Bom trabalho.
29 de maio de 2012
Ficha de Avaliação - 6.º 1 e 6.º 5
Encontram aqui os conteúdos e objetivos da ficha de avaliação.
Aconselho para preparação, a realização dos Guias de Estudo n.º 11 e 12.
Questões mais importantes:
Ficha 11
Perguntas 2, 4, 5 e 6.
Ficha 12
Perguntas 2.1, 3, 6 e 7
Em caso de dúvidas (fora do espaço da aula) - os comentários aqui no Historiando ou através de carloscarrasco9@gmail.com
Bom estudo
Aconselho para preparação, a realização dos Guias de Estudo n.º 11 e 12.
Questões mais importantes:
Ficha 11
Perguntas 2, 4, 5 e 6.
Ficha 12
Perguntas 2.1, 3, 6 e 7
Em caso de dúvidas (fora do espaço da aula) - os comentários aqui no Historiando ou através de carloscarrasco9@gmail.com
Bom estudo
Ficha de Avaliação - 6.º 5
Trabalho para o Sérgio:
Guias de Estudo n.º 11 e 12, do Caderno das Perguntas.
Guias de Estudo n.º 11 e 12, do Caderno das Perguntas.
11 de maio de 2012
Guia de Estudo n.º 10 - última pergunta
O fim da 1.ª República:
Instabilidade governativa ou política - A maioria dos Presidentes da República não cumpria o mandato de 4 anos. Por isso os Governos eram substituídos constantemente.
Durante a 1.ª República houve 8 Presidentes da República e 45 Governos.
Desorganização geral - Os operários, trabalhadores e camponeses tinham uma vida miserável porque:
- os preços subiam;
- havia falta de alimentos;
- o desemprego aumentou.
Os burgueses das grandes cidades ficaram ainda mais endinheirados ou ricos. Até eram chamados de "novos ricos".
Instabilidade governativa ou política - A maioria dos Presidentes da República não cumpria o mandato de 4 anos. Por isso os Governos eram substituídos constantemente.
Durante a 1.ª República houve 8 Presidentes da República e 45 Governos.
Desorganização geral - Os operários, trabalhadores e camponeses tinham uma vida miserável porque:
- os preços subiam;
- havia falta de alimentos;
- o desemprego aumentou.
Os burgueses das grandes cidades ficaram ainda mais endinheirados ou ricos. Até eram chamados de "novos ricos".
9 de maio de 2012
Ficha de Avaliação - 6.º 1
Listagem dos conteúdos e do que devem saber para a ficha de avaliação a realizar no próximo dia 15 de Maio.
Estudem - a turma anda demasiado desleixada com o estudo!
Estudem - a turma anda demasiado desleixada com o estudo!
6 de maio de 2012
Ficha de avaliação - 6.º 7
Encontram aqui a informação sobre os conteúdos da ficha de avaliação do dia 9 e a listagem do que devem saber para essa ficha.
Bom estudo.
Qualquer dúvida pode ser colocada pelos comentários ou pelo mail carloscarrasco9@gmail.com
Bom estudo.
Qualquer dúvida pode ser colocada pelos comentários ou pelo mail carloscarrasco9@gmail.com
5 de maio de 2012
Ficha de Avaliação - 6.º 9
Aquilo que os alunos devem saber para a ficha de avaliação de dia 7 de Maio (2.ª feira) encontra-se aqui.
Os alunos do 6.º 9 que tiverem dúvidas no seu estudo ou quiserem ter acesso à correção dos Guias de Estudo, podem usar o meu mail carloscarrasco9@gmail.com .
Não publico aqui as correções porque ainda há turmas que estão a realizar esses trabalhos.
A ficha que os alunos do 6.º 7 irão fazer tem os mesmos objetivos e mais alguns, respeitantes às restrições à liberdade (pág. 112 a 115 do manual), que o 6.º 9 ainda não trabalhou.
Ainda hoje deixarei aqui essas informações para os alunos do 6.º 7.
Os alunos do 6.º 9 que tiverem dúvidas no seu estudo ou quiserem ter acesso à correção dos Guias de Estudo, podem usar o meu mail carloscarrasco9@gmail.com .
Não publico aqui as correções porque ainda há turmas que estão a realizar esses trabalhos.
A ficha que os alunos do 6.º 7 irão fazer tem os mesmos objetivos e mais alguns, respeitantes às restrições à liberdade (pág. 112 a 115 do manual), que o 6.º 9 ainda não trabalhou.
Ainda hoje deixarei aqui essas informações para os alunos do 6.º 7.
23 de abril de 2012
Golpe militar de 28 de Maio de 1926 e ditadura militar
Como as turmas do 6.º 7 e 6.º 9 já entraram no Subtema 2, está aqui disponível a apresentação sobre o golpe militar de 28 de Maio de 1926, a ditadura militar e o início do regime do Estado Novo.
Já verifiquei que existem alguns problemas no visionamento de 2 ou 3 slides. Vou procurar corrigir logo que tenha oportunidade.
Já verifiquei que existem alguns problemas no visionamento de 2 ou 3 slides. Vou procurar corrigir logo que tenha oportunidade.
18 de abril de 2012
Regicídio - apresentação
Quem estiver interessado em saber mais sobre o regicídio, nomeadamente as razões mais próximas por que se deu esse dramático acontecimento da História de Portugal, encontram aqui uma apresentação que lhes poderá ser útil.
16 de abril de 2012
31 de Janeiro de 1891 - apresentação
Para quem quiser saber mais sobre aquela que foi a primeira tentativa de revolução republicana em Portugal.
Aconteceu na cidade do Porto, a 31 de Janeiro de 1891, e é conhecida pela data em que se ocorreu.
O 31 de Janeiro de 1891
Aconteceu na cidade do Porto, a 31 de Janeiro de 1891, e é conhecida pela data em que se ocorreu.
O 31 de Janeiro de 1891
13 de abril de 2012
Pedro, volta para as aulas!
Pedro L. (6.º 5), lá porque tiveste 5 no 2.º período não quer dizer que já não tens de fazer mais nada.
Deixa-te de desculpas com a doença e volta para as aulas.
P.S. - As melhoras.
Deixa-te de desculpas com a doença e volta para as aulas.
P.S. - As melhoras.
A questão africana e o Ultimato inglês (apresentação)
É importante saber o que era, no final do século XIX, a chamada questão africana - os interesses que os países europeus tinham em África e as rivalidades que existiam entre os países europeus - para se compreender o Ultimato feito pela Inglaterra, em 1890.
A questão africana e o Ultimato inglês
A questão africana e o Ultimato inglês
17 de março de 2012
Ficha de Avaliação - Turmas 6.º 7 e 6.º 9 - Último esclarecimento
Como disse na última aula de cada uma destas turmas, por não terem sido abordados nas aulas, não são conteúdos da ficha de avaliação a participação de Portugal na 1.ª Guerra Mundial e os problemas que levaram ao fim da 1.ª República, pelo que na listagem do que devem saber, deixam de constar os últimos 3 pontos:
- Referir o envio de tropas portuguesas para África (Angola e Moçambique – 1914) e para França (1917).
- Reconhecer a importância da defesa dos territórios portugueses em África para a política colonial portuguesa.
- Caracterizar os problemas que conduziram ao final da 1ª República.
Esta será a última informação relativamente às fichas de avaliação.
A não ser que haja alunos que coloquem dúvidas.
Bom trabalho - o Dia Mundial do Sono foi ontem!
- Referir o envio de tropas portuguesas para África (Angola e Moçambique – 1914) e para França (1917).
- Reconhecer a importância da defesa dos territórios portugueses em África para a política colonial portuguesa.
- Caracterizar os problemas que conduziram ao final da 1ª República.
Esta será a última informação relativamente às fichas de avaliação.
A não ser que haja alunos que coloquem dúvidas.
Bom trabalho - o Dia Mundial do Sono foi ontem!
Correção do Guia de Estudo n.º 10
Apesar de não ter havido tempo das turmas (6.º 7 e 6.º 9) terem realizado a Ficha/Guia de Estudo n.º 10, como disse nas aulas, é bom que passem os olhos por estas questões e pela sua correção.
Um bom exercício é tentar responder e, depois, verificar se as respostas estão certas.
A correção do Guia de Estudo n.º 10 está aqui.
Nota: A correção foi retirada em 29 de Março, porque há turmas que ainda irão realizar estes exercícios.
Um bom exercício é tentar responder e, depois, verificar se as respostas estão certas.
A correção do Guia de Estudo n.º 10 está aqui.
Nota: A correção foi retirada em 29 de Março, porque há turmas que ainda irão realizar estes exercícios.
Correção do Guia de Estudo n.º 9
Encontra-se aqui a correção do Guia de Estudo n.º 9, que foi TPC do 6.º 7.
Nota: A correção foi retirada em 29 de Março, porque há turmas que ainda irão realizar estes exercícios.
Nota: A correção foi retirada em 29 de Março, porque há turmas que ainda irão realizar estes exercícios.
16 de março de 2012
14 de março de 2012
TPCs - 6.º 5 e 6.º 7
Porque na 4.ª feira passada houve a Visita de Estudo de EMRC, as duas turmas tiveram menos tempo para realizar os TPCs pedidos.
Tendo prolongado o período de apresentação dos trabalhos, só poderei colocar aqui a correção desses trabalhos depois de terminado o prazo da sua entrega:
6.º 5 - amanhã, dia 15, à tarde
6.º 7 - 6.ª feira, dia 16, à tarde.
Até lá... estudem. Façam pela vida.
Tendo prolongado o período de apresentação dos trabalhos, só poderei colocar aqui a correção desses trabalhos depois de terminado o prazo da sua entrega:
6.º 5 - amanhã, dia 15, à tarde
6.º 7 - 6.ª feira, dia 16, à tarde.
Até lá... estudem. Façam pela vida.
Ficha de Avaliação - 6.º 7 e 6.º 9
Listagem dos conteúdos e objectivos da ficha de avaliação do dia 19 de Março.
12 de março de 2012
Ficha de Avaliação - 6.º 1 e 6.º 5
Para a próxima ficha de avaliação, encontram-se aqui disponíveis os conteúdos e os objetivos.
Se tiverem alguma dúvida, já sabem como podem proceder.
carloscarrasco9@gmail.com
Bom estudo.
Se tiverem alguma dúvida, já sabem como podem proceder.
carloscarrasco9@gmail.com
Bom estudo.
5 de março de 2012
Brasil - Apresentação
O Brasil é referência importante no programa de História e Geografia de Portugal do 6.º ano.
A Patrícia, do 6.º 7, quis fazer uma apresentação sobre o Brasil. Ela aqui está.
A ver se serve de exemplo para outros colegas.
Aguardo, entretanto, que a Ana Rita, do 6.º 1, trabalhe as imagens na sua apresentação sobre a revolução liberal.
A Patrícia, do 6.º 7, quis fazer uma apresentação sobre o Brasil. Ela aqui está.
A ver se serve de exemplo para outros colegas.
Aguardo, entretanto, que a Ana Rita, do 6.º 1, trabalhe as imagens na sua apresentação sobre a revolução liberal.
Diferenças de ordenados entre homens e mulheres
Retirei este título do Jornal de Notícias de hoje.
Quando falámos das condições de trabalho nas fábricas, na segunda metade do século XIX, referimos as diferenças salariais entre os homens, as mulheres e as crianças. Essa era uma das razões por que os patrões preferiam empregar mulheres e crianças.
Como podem ver, em pleno século XXI, as diferenças salariais entre homens e mulheres mantêm-se.
Felizmente, as crianças já têm possibilidades de estudar.
Algumas não aproveitam, mas isso já é outra história.
Uma história de meninos mimados...
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