H

H
A imagem faz parte de um livro publicado no ano de 1647, por J. Blaeu (um importante cartógrafo holandês), em que está desenhado um conjunto de mapas do nordeste brasileiro, então ocupado pelos holandeses, decorados com cenas da vida quotidiana. A cena que apresentamos representa uma fazenda brasileira produtora de açúcar, na zona de Pernambuco.

28 de julho de 2012

A participação portuguesa no Jogos de 1912

Para participar nos Jogos Olímpicos de Estocolmo (1912), a representação portuguesa, com 6 atletas, saiu de Lisboa no dia 26 de Junho, num barco a vapor inglês. No dia 29 chegou a Southampton (Inglaterra), atravessou o Sul de Inglaterra de comboio e usou de novo um barco para chegar à Dinamarca. Da Dinamarca à Suécia, a comitiva portuguesa voltou a alternar o comboio e o barco. Finalmente, 5 dias depois da partida, os atletas chegaram a Estocolmo.

Os 6 atletas portugueses que participaram nos
Jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo (Suécia)

Na cerimónia de abertura, o maratonista Francisco Lázaro desfilou com a nova bandeira nacional, adotada pelo regime republicano, vencedor da revolução de 5 de Outubro de 1910. Mas o hino que tocou no estádio ainda foi o Hino da Carta, do tempo da monarquia.
Nestas olimpíadas, António Pereira, praticante de halterofilismo, participou na luta greco-romana, porque não houve provas de halterofilismo. Também na luta participou Joaquim Vital, jornalista de O Século. Na modalidade de esgrima participou Fernando Correia, chefe da missão portuguesa e que também foi júri na sua modalidade. No Atletismo, António Stromp (um dos fundadores do Sporting) competiu nos 100 e nos 200 metros, Armando Cortesão nos 400 e nos 800 metros e Francisco Lázaro na Maratona.

Nenhum dos portugueses passou às finais – Armando Cortesão ainda ficou apurado para as meias-finais dos 800 metros, mas não completou a prova por lesão. As queixas dos júris, nas várias modalidades, foram muitas.
Na Maratona foi a tragédia: Francisco Lázaro caiu inanimado durante a prova. Conduzido ao hospital, viria a falecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário