H

H
A imagem faz parte de um livro publicado no ano de 1647, por J. Blaeu (um importante cartógrafo holandês), em que está desenhado um conjunto de mapas do nordeste brasileiro, então ocupado pelos holandeses, decorados com cenas da vida quotidiana. A cena que apresentamos representa uma fazenda brasileira produtora de açúcar, na zona de Pernambuco.

6 de maio de 2017

Posto de Comando do MFA - Visita de estudo

Visita de estudo ao Posto de Comando do MFA (Movimento das Forças Armadas), no ex-Regimento de Engenharia n.º 1, na Pontinha.



«Para conduzir a operação militar do derrube do regime do Estado Novo, concretizando o golpe militar e a tomada do poder, o Movimento das Forças Armadas, designação que passou a tomar o Movimento dos Capitães, organizou um Posto de Comando, situado no Regimento de Engenharia 1, na Pontinha, zona da periferia de Lisboa. O Estado-Maior foi constituído por seis oficiais, que foram apoiados na sua ação por outros, quer na montagem do posto de comando, quer na condução das operações.» 
in, A Hora da Liberdade


Os manequins (militares) nos seus postos

Os seis oficiais: Tenente-coronel Amadeu Garcia dos Santos, Major Hugo dos Santos, Major José Sanches Osório, Tenente-coronel Nuno Fisher Lopes Pires, Major Otelo Saraiva de Carvalho e Capitão-tenente Victor Crespo.

Também esteve presente no Posto de Comando, até ao princípio da manhã, o Capitão Luís Macedo, que era o comandante da Companhia de Instrução no Regimento da Pontinha - deverá ser o 7.º manequim.

Os oficiais do Posto de Comando procuraram seguir todos os movimentos das tropas desde o início, coordenando a sua ação e interferindo na condução da manobra, no sentido de garantir a sucessiva conquista dos objetivos.

O manequim que representa Otelo Saraiva de Carvalho,
junto ao mapa das estradas de Portugal e ao mapa de Lisboa.

Os alunos com... "novos meios de comunicação"
Não é fácil, para eles, entenderem os antigos telefones e a dependência de linhas!...


1 comentário:

  1. anos que já são historia. Um local que parece interessante para visitar e sentir de perto esses anos de grande mudança!

    ResponderEliminar