H

H
A Adoração dos Pastores - Pintura atribuída a Bento Coelho da Silveira (Lisboa, 1617(?) - 1708), um dos mais conceituados pintores portugueses da sua época. Foi nomeado pintor régio por D. Pedro II, em 1678.

9 de dezembro de 2012

Os povos mediterrânicos

Povos mediterrânicos que estabeleceram contactos comerciais com a Pen. Ibérica

A propósito dos povos mediterrânicos que contactaram com os povos da Península Ibérica e que com eles comerciaram, o Pedro (5.º 8) escreveu um texto sobre os fenícios.
É esse texto que apresento aqui.

«Os Fenícios são um povo proveniente do Golfo Pérsico, que se estabeleceu entre o litoral mediterrânico e os montes do Líbano, em meados do século XXIV a.C.
Hábeis navegadores, chegaram à Península Ibérica há cerca de 3000 anos e expandiram-se em direção à Europa e ao norte África, onde fundaram várias colónias, que serviam de entrepostos de comércio.

As navegações fenícias tinham objetivos comerciais: a procura e a compra de minérios e escravos para revenda em todo o mundo conhecido onde pudessem chegar os mercadores fenícios.
O comércio marítimo dominava a sua economia: negociavam madeira, potes de cerâmica, armas de ferro e bronze, vasos de vidros, jóias e um corante vermelhos usados para tingir tecidos chamado púrpura. Esse corante era tão valioso e caro que apenas os reis e os nobres podiam obtê-lo.»
(só falta a indicação das fontes de informação)

Sem comentários:

Enviar um comentário