H

H
A imagem faz parte de um livro publicado no ano de 1647, por J. Blaeu (um importante cartógrafo holandês), em que está desenhado um conjunto de mapas do nordeste brasileiro, então ocupado pelos holandeses, decorados com cenas da vida quotidiana. A cena que apresentamos representa uma fazenda brasileira produtora de açúcar, na zona de Pernambuco.

25 de janeiro de 2012

O Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Numa aula do 6.º 5, o Paulo perguntou onde se guardavam os “documentos antigos”. Existe o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, um arquivo central do Estado que preserva documentos originais desde o séc. IX até à atualidade.

Edifício da Torre do Tombo (Lisboa)

É sua função preservar e divulgar o património arquivístico e fotográfico - documentos escritos e fotografias com interesse para a História do país.
Os cidadãos podem aceder a estes documentos, respeitando as regras que são estabelecidas para a sua consulta. Para os historiadores são muito importantes.

Um dos primeiros documentos em português
(1211-1216)

Auto da proclamação de D. João I,
com 10 selos pendentes (1385)

Muitos documentos anteriores a 1755 perderam-se quando do grande terramoto desse ano.

Em http://www.tvi24.iol.pt/programa/4264/14 e http://www.tvi24.iol.pt/programa/4264/15 podem ver dois filmes que apresentam o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, correspondentes a dois programas apresentados pela TVI 24, em Julho e Agosto de 2011.
Duram cerca de 25 minutos cada, mas acho que são muito interessantes.
Se tiverem interesse/curiosidade… aproveitem.

Sem comentários:

Enviar um comentário