Não tendo havido tempo para fazer a correção escrita de todos os exercícios e fichas de trabalho realizados sobre a presença romana e a presença muçulmana na Península Ibérica, podem encontrar aqui essa correção.
Espero que vos possa ser útil.
Bom estudo.
25 de Abril de 1974
26 de fevereiro de 2019
15 de fevereiro de 2019
Turmas do 5.º ano - Ficha de avaliação
Os alunos do 5.º E, 5.º F, 5.º G e 5.º H podem encontrar aqui o guião de estudo para a ficha de avaliação.
Em caso de dúvida ou de alguma dificuldade, poderão contactar por mail através do endereço carloscarrasco9@gmail.com
Bom estudo
Em caso de dúvida ou de alguma dificuldade, poderão contactar por mail através do endereço carloscarrasco9@gmail.com
Bom estudo
12 de fevereiro de 2019
Turmas do 5.º ano - Ficha de Trabalho - Islamismo e expansão muçulmana
Descarrega o ficheiro Ficha de Trabalho - sobre o islamismo e a expansão muçulmana - para o computador (o ficheiro irá ficar na pasta "Transferências").
Abre essa pasta e resolve a ficha.
Vai gravando o ficheiro para que nada se perca do teu trabalho.
Quando terminares a ficha, guarda o ficheiro com um novo nome, acrescentando o teu nome e turma ao nome atual do ficheiro.
Exemplo: Imperio_muculmano-Eduardo-5F
Abre essa pasta e resolve a ficha.
Vai gravando o ficheiro para que nada se perca do teu trabalho.
Quando terminares a ficha, guarda o ficheiro com um novo nome, acrescentando o teu nome e turma ao nome atual do ficheiro.
Exemplo: Imperio_muculmano-Eduardo-5F
6 de fevereiro de 2019
5.º F e 5.º H - Apoio à ficha de trabalho
Ficha de trabalho (consolidação)
Perguntas e páginas a consultar:
1.1 - pág. 60
1.2 - pág. 60 - 61
1.3 - pág. 60
1.4 - pág. 63
2.1 e 2.2 - Frases da página 74 - ler último parágrafo da pág. 60 e a pág. 62
3.1 - pág. 64
3.2 - pág. 64
3.3 - mapa da pág. 63
4.1 - pág. 68
4.2 - pág. 66
4.3 - pág. 68
Perguntas e páginas a consultar:
1.1 - pág. 60
1.2 - pág. 60 - 61
1.3 - pág. 60
1.4 - pág. 63
2.1 e 2.2 - Frases da página 74 - ler último parágrafo da pág. 60 e a pág. 62
3.1 - pág. 64
3.2 - pág. 64
3.3 - mapa da pág. 63
4.1 - pág. 68
4.2 - pág. 66
4.3 - pág. 68
5 de fevereiro de 2019
Turmas do 5.º ano - Apoio às palavras cruzadas (verticais)
Verticais
2 -
4 -
5 -
8 -
9 -
10 -
11 -
13 - Lê a página 64 (segundo ponto)
14 -
19a -
19b -
21 - Ver mapa da página 63.
24 -
2 -
Apanhando a azeitona da oliveira
4 -
Roma
5 -
8 -
9 -
Imperador Teodósio
10 -
11 -
13 - Lê a página 64 (segundo ponto)
14 -
Teatro romano de Mérida
19a -
19b -
21 - Ver mapa da página 63.
24 -
Turmas do 5.º ano - Apoio às palavras cruzadas (horizontais)
Horizontais
1 - Pág. 66 - A difusão do cristianismo
2 -
1 - Pág. 66 - A difusão do cristianismo
2 -
Termas romanas
4a -
Imperador Constantino
4b - Página 69
6 -
Legionários romanos
8a - Ler último parágrafo da página 60.
8b -
10 -
11 -
Aqueduto
12 -
Colher o trigo, já com a ajuda de uma máquina
14a -
14b -
16 -
Império Romano no século II
17a e 17b - Página 69
19 -
Templo romano de Évora
20 -
21 - Ler último parágrafo da página 60.
23 - Ler página 64 (primeiro ponto)
25 - Ler página 64 (terceiro ponto)
31 de janeiro de 2019
Turma 6.º E - Correção da Ficha de Trabalho
Para estudarem para a Ficha de Avaliação de dia 6 (4.ª feira).
Correção da Ficha de Trabalho sobre a Constituição de 1822 e a difícil implantação do liberalismo em Portugal (incluindo a guerra civil de 1832-1834, entre liberais e absolutistas).
Correção da Ficha de Trabalho sobre a Constituição de 1822 e a difícil implantação do liberalismo em Portugal (incluindo a guerra civil de 1832-1834, entre liberais e absolutistas).
25 de janeiro de 2019
Ficha de Avaliação - 6.º E
Turma 6.º E
Ficha prevista para o dia 6 de fevereiro (4.ª feira).
Encontram aqui o Guião de Estudo, o qual, de acordo com o que foi falado na aula, deverá ser trabalhado pelos alunos até à aula da próxima 5.ª feira (dia 31 de janeiro), para que possamos fazer revisões com base em perguntas colocadas pelos alunos.
Bom estudo!
23 de janeiro de 2019
Uma noite na corte do rei D. Dinis - informações para pesquisar
Os alunos do 5.º G podem encontrar aqui informações sobre os temas em pesquisa.
As informações foram retiradas destes dois livros:
As informações foram retiradas destes dois livros:
Uma noite na corte do rei D. Dinis - Habitantes do castelo
No caso do projeto da turma do 5.º G, falamos num castelo real (do rei).
No caso desta imagem, a referência é a do castelo senhorial (o castelo que pertencia a um elemento da nobreza).
No caso desta imagem, a referência é a do castelo senhorial (o castelo que pertencia a um elemento da nobreza).
Uma noite na corte do rei D. Dinis - Cenário do banquete
Esta imagem não terá leitura em fotocópia, pelo que observem-na a partir daqui.
(clicar para aumentar)
Fonte: O Castelo (Ed. Verbo)
(clicar para aumentar)
Fonte: O Castelo (Ed. Verbo)
Uma noite na corte do rei D. Dinis
Projeto em desenvolvimento com a turma do 5.º G.
Nesta fase do trabalho, estes são os Grupos de Trabalho em funcionamento:
A - Bernardo, Francisco e Nuno
Pesquisa sobre o mobiliário/decoração e a arquitetura - cenário
B - Carlos, Denise e Jéssica
Pesquisa sobre o vestuário
C - Daniel, Elieta, Mauro e Tomás
Pesquisa sobre a alimentação
D - Analú, Ana Rita e Wendy
Pesquisa sobre a música
E - Carolina, Liana e Mafalda
Pesquisa sobre a poesia
F - Diogo, Júlio e Rudi
Pesquisa sobre os jogos de mesa
Nesta fase do trabalho, estes são os Grupos de Trabalho em funcionamento:
A - Bernardo, Francisco e Nuno
Pesquisa sobre o mobiliário/decoração e a arquitetura - cenário
B - Carlos, Denise e Jéssica
Pesquisa sobre o vestuário
C - Daniel, Elieta, Mauro e Tomás
Pesquisa sobre a alimentação
D - Analú, Ana Rita e Wendy
Pesquisa sobre a música
E - Carolina, Liana e Mafalda
Pesquisa sobre a poesia
F - Diogo, Júlio e Rudi
Pesquisa sobre os jogos de mesa
Tudo em relação à época de D. Dinis.
Castelo de Leiria
2 de janeiro de 2019
31 de dezembro de 2018
1 de dezembro de 2018
A aclamação de D. João IV pelos conjurados
A 1 de Dezembro de 1640 terminou a chamada União Ibérica, que vigorou durante 60 anos (1580 - 1640), quando os Filipes governaram Espanha e Portugal.
Os conspiradores - os conjurados -, pertencentes à nobreza tradicional, começaram por invadir o Paço da Ribeira.
Prenderam a Duquesa de Mântua, que governava Portugal ao serviço de Filipe IV de Espanha (Filipe III de Portugal) e mataram o seu secretário de estado, Miguel de Vasconcelos, que se encontrava escondido num armário, atirando o seu cadáver pela janela do Paço.
30 de novembro de 2018
Ficha de avaliação do 6.º E
Para a ficha de avaliação da próxima 5.ª feira, dia 6 de dezembro, o guião de estudo encontra-se aqui.
Dúvidas podem ser colocadas para carloscarrasco9@gmail.com
Bom estudo!
Dúvidas podem ser colocadas para carloscarrasco9@gmail.com
Bom estudo!
Ficha de avaliação do 5.º ano
Calendário das fichas de avaliação:
5.º F - 5 de dezembro (4.ª feira)
5.º H - 6 de dezembro (5.ª feira)
5.º E e 5.º G - 10 de dezembro (2.ª feira)
O guião de estudo encontra-se aqui.
Dúvidas podem ser colocadas para carloscarrasco9@gmail.com
Bom estudo!
5.º F - 5 de dezembro (4.ª feira)
5.º H - 6 de dezembro (5.ª feira)
5.º E e 5.º G - 10 de dezembro (2.ª feira)
O guião de estudo encontra-se aqui.
Dúvidas podem ser colocadas para carloscarrasco9@gmail.com
Bom estudo!
26 de novembro de 2018
A reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755
Vídeo sobre a reconstrução da baixa da cidade de Lisboa - a Lisboa Pombalina -, após o terramoto de 1755.
25 de novembro de 2018
O terramoto de Lisboa de 1755
Começaram a abrir-se fendas no chão, as casas começaram a desabar e várias pessoas correram pelas ruas estreitas para ver se encontravam espaços abertos.
Chegaram à margem do rio… Tudo estava calmo até que uma onda gigante atingiu a costa e o resto da cidade! As pessoas tentaram fugir, mas a onda era demasiado rápida.
Muitas centenas de pessoas morreram depois do maremoto, outras ficaram cercadas no meio dos incêndios que se seguiram e também ficaram feridas.
Hoje em dia, ninguém sabe quantas pessoas morreram ao certo.
Laura Raimundo, n.º 13, 6.º B
Lisboa vista do Tejo, na atualidade.
Em 1.º plano, a Praça do Comércio
Trabalho feito sob orientação da Prof.ª Fátima Bastos.
O terramoto de Lisboa
Como seria Lisboa vista do Tejo, antes do terramoto
A zona do Terreiro do Paço ficou destruída, incluindo casas de habitação, palácios e igrejas.
Era um dia normal como os outros, mas de repente começou a sentir-se a terra a tremer. Muitas pessoas morreram e outras ficaram feridas. O terramoto prolongou-se por dez minutos. Entretanto aconteceu algo muito estranho: as águas do porto começaram a recuar, mas, alguns momentos mais tarde, as águas reapareceram com muita força e submergiram aquela zona.
No Terreiro do Paço havia muita gente em pânico, até que apareceu um homem chamado Marquês de Pombal e que teve a ideia de reconstruir a baixa de Lisboa. Usou várias estratégias até chegar a uma decisão final.
Construiu as habitações em paralelo (umas em relação às outras), para não haver tantos estragos, caso houvesse novo terramoto. Alguns anos depois aquela zona ficou reconstruída. Até hoje ainda não houve problemas e esperemos que não aconteça.
Foi a partir dessa altura que a baixa de Lisboa passou a chamar-se “Baixa Pombalina”.
Construiu as habitações em paralelo (umas em relação às outras), para não haver tantos estragos, caso houvesse novo terramoto. Alguns anos depois aquela zona ficou reconstruída. Até hoje ainda não houve problemas e esperemos que não aconteça.
Foi a partir dessa altura que a baixa de Lisboa passou a chamar-se “Baixa Pombalina”.
Beatriz Fernandes, n.º 2, 6.º B
Trabalho feito sob orientação da Prof.ª Fátima Bastos.
13 de novembro de 2018
Poder político e sociedade no reinado de D. João V
Podem encontrar aqui a correção das fichas de trabalho.
Um bom objeto de estudo para a ficha de avaliação do 6.º E.
Um bom objeto de estudo para a ficha de avaliação do 6.º E.
11 de novembro de 2018
Turma 6.º E - Ficha de Avaliação
Os alunos do 6.º E encontram aqui o Guião de Estudo para a ficha de avaliação do próximo dia 15 de novembro, 5.ª feira.
Bom estudo!
Bom estudo!
O fim da 1.ª Guerra Mundial - 100 anos do Armistício
A 11 de novembro de 1918 foi assinado o Armistício entre os Aliados e a Alemanha, pondo fim à Primeira Guerra Mundial.
Perante as ofensivas dos Aliados (França, Inglaterra, EUA, Itália), em pouco mais de um mês – entre 28 de setembro e 3 de novembro – a Bulgária, o Império Otomano e o Império Austro-Húngaro (em desagregação), aliados dos alemães, já tinham assinado armistícios separadamente.
Desde junho-julho de 2018 que os Aliados travavam com êxito as investidas alemãs e contra-atacavam, fazendo recuar as forças germânicas. Em outubro, enquanto decorriam, ainda, confrontos, começaram a ser tratadas as condições em que a Alemanha deveria capitular e assinar o armistício.
O chanceler alemão enviou uma delegação, pedindo a suspensão das hostilidades.
Enquanto o chanceler e os chefes militares alemães convenciam Guilherme II a abdicar do trono imperial, a delegação alemã, chefiada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, era recebida, no dia 8 de novembro, pelo Almirante britânico Rosselyn Wemyes e pelo Marechal Foch, chefe do Estado-Maior do exército francês, na carruagem de comboio que transportara este último até à floresta de Rethondes, perto de Compiègne.
No dia 11, às 5:00 h da manhã, o armistício foi assinado nessa mesma carruagem. O cessar-fogo só foi oficializado às 11:00 h desse dia 11 do mês 11.
Para continuarmos com o número 11: as baixas durante esse dia, entre mortos e feridos, seriam, ainda, quase 11 mil.
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Comemorações, em Paris, do fim da 1.ª Guerra Mundial |
Desde junho-julho de 2018 que os Aliados travavam com êxito as investidas alemãs e contra-atacavam, fazendo recuar as forças germânicas. Em outubro, enquanto decorriam, ainda, confrontos, começaram a ser tratadas as condições em que a Alemanha deveria capitular e assinar o armistício.
O chanceler alemão enviou uma delegação, pedindo a suspensão das hostilidades.
Enquanto o chanceler e os chefes militares alemães convenciam Guilherme II a abdicar do trono imperial, a delegação alemã, chefiada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, era recebida, no dia 8 de novembro, pelo Almirante britânico Rosselyn Wemyes e pelo Marechal Foch, chefe do Estado-Maior do exército francês, na carruagem de comboio que transportara este último até à floresta de Rethondes, perto de Compiègne.
No dia 11, às 5:00 h da manhã, o armistício foi assinado nessa mesma carruagem. O cessar-fogo só foi oficializado às 11:00 h desse dia 11 do mês 11.
Soldados comemoram o fim da guerra
Para continuarmos com o número 11: as baixas durante esse dia, entre mortos e feridos, seriam, ainda, quase 11 mil.
No total, terão sido mobilizados 65 milhões de homens, terão morrido 8 milhões e meio, 20 milhões terão ficado feridos, houve milhares e milhares de desaparecidos..
A guerra «estendeu-se dos campos da Flandres a todo o mundo. Da Europa ao Médio Oriente; da África ao Extremo Oriente; da América a todos os espaços marítimos. Todos os povos sofreram, beligerantes ou não, para que um mundo, supostamente novo, fosse edificado em cima de uma imensa dimensão de dor.» (Aniceto Afonso, 1914-1918 Grande Guerra)
A guerra «estendeu-se dos campos da Flandres a todo o mundo. Da Europa ao Médio Oriente; da África ao Extremo Oriente; da América a todos os espaços marítimos. Todos os povos sofreram, beligerantes ou não, para que um mundo, supostamente novo, fosse edificado em cima de uma imensa dimensão de dor.» (Aniceto Afonso, 1914-1918 Grande Guerra)
21 de outubro de 2018
Turmas 5.º E, F, G e H - Ficha de Avaliação
Aproxima-se a primeira ficha de avaliação:
5.º E -29 de outubro (2.ª feira) 31 de outubro (4.ª feira)
5.º G - 29 de outubro (2.ª feira)
5.º H - 31 de outubro (4.ª feira)
Falta acertar a data no 5.º F - 7 de novembro (4.ª feira)
Os alunos podem encontrar aqui o Guião de Estudo.
O Guião pretende ser uma ajuda de orientação do estudo.
Se os alunos imprimirem as páginas do documento, têm um quadrado antes de cada objetivo. Nesses quadrados os alunos podem ir assinalando os conhecimentos que já dominam.
Qualquer dúvida pode ser esclarecida na aula ou, não havendo oportunidade, através do mail carloscarrasco9@gmail.com
5.º E -
5.º G - 29 de outubro (2.ª feira)
5.º H - 31 de outubro (4.ª feira)
Os alunos podem encontrar aqui o Guião de Estudo.
O Guião pretende ser uma ajuda de orientação do estudo.
Se os alunos imprimirem as páginas do documento, têm um quadrado antes de cada objetivo. Nesses quadrados os alunos podem ir assinalando os conhecimentos que já dominam.
Bom estudo!
Qualquer dúvida pode ser esclarecida na aula ou, não havendo oportunidade, através do mail carloscarrasco9@gmail.com
11 de outubro de 2018
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