25 de Abril de 1974

20 de dezembro de 2019

Macau - Há 20 anos, a transferência da soberania para a China


No dia 20 de dezembro de 1999, o território de Macau regressou à soberania chinesa.

Carta de 1571 (Fernão Vaz Dourado)
«A cidade de Macau e a sua vastíssima rede comercial constituíram, sem dúvida, em todo o período da nossa presença no Oriente, a mais importante criação dos portugueses na Ásia, e talvez a única verdadeiramente original.» (Rui Loureiro)

Macau (final do séc. XVI)
Segundo a versão mais corrente, embora não documentada, Macau terá sido cedido aos portugueses, em 1557, em troca de auxílio prestado à China na luta contra a pirataria nos mares do sul da China.
Certo é que, à data, os portugueses já estavam estabelecidos nesse porto, que se tornaria um importante entreposto mercantil.
Entre 1549 e 1639, aproveitando a rivalidade (e a inexistência de relações) entre a China e o Japão, os portugueses tiveram o monopólio da ligação comercial entre os dois países, através da viagem anual da Grande Nau de Macau.



Em 1563, Macau já contava com uma população de 800 portugueses.
Tornou-se sede de diocese - centro de atividade missionária para o Extremo-Oriente - em 1575.
Recebeu o nome de Cidade do Santo Nome de Deus, em 1586, e continuou a conhecer um grande desenvolvimento, tornando-se um dos mais importantes centros comerciais de todo o Oriente.

No século XVII, o sistema comercial português começou a sofrer um crescente declínio, devido à elevada concorrência dos sistemas desenvolvidos por outras potências europeias. Mas o domínio da cidade manteve-se, apesar da existência de interferências chinesas e de tentativas de reforço do poder português.

Macau (séc. XVII)

Em 1966-67, na sequência da evolução política na China, Portugal reconheceu Macau como território chinês e renunciou à sua ocupação perpétua.
Após o 25 de Abril de 1974, Portugal confirmou esse reconhecimento, mas a China aceitava a administração portuguesa sobre o território, até que, em 1987, após negociações entre os dois países, se acordou no regresso de Macau à soberania chinesa.


Essa transferência de soberania aconteceu há 20 anos.
Mais uma página do fim do Império Português. Só faltava encerrar o caso Timor.


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado. Espero que, também para si, tenha sido um bom período festivo.
      Ainda (e sempre) a tempo de lhe desejar um feliz 2020.

      Eliminar