H

H
A imagem faz parte de um livro publicado no ano de 1647, por J. Blaeu (um importante cartógrafo holandês), em que está desenhado um conjunto de mapas do nordeste brasileiro, então ocupado pelos holandeses, decorados com cenas da vida quotidiana. A cena que apresentamos representa uma fazenda brasileira produtora de açúcar, na zona de Pernambuco.

23 de maio de 2015

O reconhecimento da independência de Portugal pelo Papa (há 836 anos)

ALEXANDRE, BISPO, SERVO DOS SERVOS DE DEUS, AO CARÍSSIMO FILHO EM CRISTO, AFONSO, ILUSTRE REI DOS PORTUGUESES, E A SEUS HERDEIROS, IN PERPETUUM. 

Está claramente demonstrado que, como bom filho e príncipe católico, prestaste inumeráveis serviços a tua mãe, a Santa Igreja, exterminando intrepidamente em porfiados trabalhos e proezas militares os inimigos do nome cristão e propagando diligentemente a fé cristã, assim deixaste aos vindouros nome digno de memória e exemplo merecedor de imitação. (...)

Assim começa a bula Manifestis probatum, de 23 de maio de 1179, concedida pelo Papa Alexandre III a D. Afonso Henriques.
Desta forma, aquele que já era, de facto, rei de Portugal, vê reconhecida a independência do reino pela mais importante autoridade da Europa Cristã, naquela época.
Ficava expressamente confirmada a soberania de D. Afonso Henriques e a dos seus sucessores.




Inauguração do novo Museu dos Coches

Foi hoje aberto ao público o novo Museu dos Coches, 110 anos após a inauguração do "velho" museu, no edifício do antigo Picadeiro Real, pela rainha D. Amélia (23 de maio de 1905).



19 de maio de 2015

Ficha de Avaliação - 5.º E e 5.º F

Encontram aqui os objetivos da próxima ficha de avaliação para as turmas do 5.º E e 5.º F.

Na ficha, como disse na aula, irão interpretar e/ou utilizar informações contidas numa cronologia como esta, numa árvore genealógica como esta e em documentos que até poderão estar aqui (clica em excertos das suas crónicas).

Bom estudo.

Qualquer dúvida (após as aulas) pode ser colocada por mail: carloscarrasco9@gmail.com


7 de maio de 2015

O fim da II Guerra Mundial - a assinatura da capitulação alemã

Há 70 anos, foi assinada a capitulação da Alemanha.

O desenvolvimento final da II Guerra Mundial na Europa levou ao suicídio de Hitler (30 de abril de 1945).
Uma semana depois, no dia 7 de maio de 1945, o general alemão Alfred Jodl assinou, na cidade francesa de Reims, na presença de generais aliados (americanos, soviéticos e franceses), o reconhecimento da derrota por parte da Alemanha. Os alemães rendiam-se e ficou decidido que os combates terminariam no dia seguinte.
E foi no dia 8 de maio que se anunciou oficialmente a paz na Europa.



2 de maio de 2015

O 1.º de maio há 100 anos

Um comício operário na Rotunda da Avenida da Liberdade, no mesmo local onde os republicanos, em 1910, tinham combatido as forças monárquicas.

1 de maio de 1915


1 de maio de 2015

1 de Maio - Dia do Trabalhador

A 1 de maio de 1886, na cidade de Chicago - à data, a maior cidade dos Estados Unidos da América - os trabalhadores revoltados com os seus horários de trabalho (que chegavam às 18 horas diárias) manifestaram-se a favor de jornadas de trabalho de 8 horas e anunciaram uma greve para os dias seguintes, em defesa dos seus direitos.
Nos dias seguintes houve novas manifestações e a intervenção da polícia provocou 10 mortos, para além dos feridos.
A concentração de trabalhadores, no dia 4 de maio, sofreu uma ação ainda mais repressiva por parte da polícia. Seguiram-se prisões e alguns dos detidos foram condenados à morte.


Para homenagear os trabalhadores que lutaram pelos seus direitos, comemora-se nesta data o Dia do Trabalhador.

Por 8 horas de trabalho, 8 horas de descanso e 8 horas de lazer
Em Portugal, após o 25 de abril de 1974