H

H
A imagem faz parte de um livro publicado no ano de 1647, por J. Blaeu (um importante cartógrafo holandês), em que está desenhado um conjunto de mapas do nordeste brasileiro, então ocupado pelos holandeses, decorados com cenas da vida quotidiana. A cena que apresentamos representa uma fazenda brasileira produtora de açúcar, na zona de Pernambuco.

28 de junho de 2014

Em 28 de Junho - o atentado que levaria à I Guerra Mundial

No dia 28 de junho de 1914, em Sarajevo, foi assassinado o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro.

O arquiduque Francisco Fernando e a esposa momentos antes do atentado
O assassinato - um acontecimento que tem semelhanças com o regicídio
de D. Carlos e do príncipe D. Luís Filipe

A cidade de Sarajevo é a capital da Bósnia-Herzegovina. A Bósnia, em 1914, era um território que tinha sido anexado pelo Império Austro-Húngaro.
O atentado foi cometido por um estudante sérvio, membro de uma organização secreta que pretendia que a Bósnia-Herzegovina se libertasse do domínio austro-húngaro e se juntasse à Sérvia, constituindo um outro país - a Grande Sérvia.

Prisão do autor do atentado

As relações entre muitos países europeus andavam tensas...
O Império Austro-Húngaro culpou a Sérvia pelo sucedido, a Alemanha estava ao lado dos austro-húngaros, a Rússia ao lado da Sérvia, a França ao lado da Rússia...
E um mês depois, em julho de 1914, teria início a I Guerra Mundial.


1 comentário:

  1. parece que alguma entidade superior move os cordelinhos das marionetas, junta-as umas às outras, e por motivos insignificantes a nível global, faz com que comecem a atirar-se umas às outras

    ResponderEliminar