H

H
A imagem faz parte de um livro publicado no ano de 1647, por J. Blaeu (um importante cartógrafo holandês), em que está desenhado um conjunto de mapas do nordeste brasileiro, então ocupado pelos holandeses, decorados com cenas da vida quotidiana. A cena que apresentamos representa uma fazenda brasileira produtora de açúcar, na zona de Pernambuco.

25 de novembro de 2012

A construção do Império Romano

Ao longo de séculos (ver cronologia), os Romanos foram expandindo o seu território até que este se tornou um grande e poderoso império.

Império Romano em 241 a.C.

Império Romano em 197 a.C.

Império Romano em 133 a.C.

Império Romano em 27 a.C.
Octávio Augusto foi o seu primeiro imperador (27 a.C.).

Os objetivos dos Romanos eram:
  • aumentar os seus territórios
  • encontrar riquezas
  • encontrar terras férteis
  • encontrar novos mercados
  • garantir a sua segurança (por vezes também atacavam para assegurar a sua defesa face a povos vizinhos)
No século II o Império Romano estendia-se por três continentes, abrangendo toda a bacia do Mar Mediterrâneo, e contava cerca de 70 milhões de habitantes.

O Mediterrâneo era um mar interior do Império, a sua principal via de comércio entre províncias, sendo designado pelos próprios romanos como Mare Nostrum.


O Império Romano na sua extensão máxima (século II)
A Península Ibérica foi um dos territórios dominado pelos Romanos, fazendo parte do Império. Os Romanos dominaram a Península Ibérica durante mais de 600 anos. A sua presença mudou o modo de vida dos povos peninsulares.

A Península Ibérica dividida nas suas 3 províncias romanas

2 comentários: