25 de Abril de 1974

1 de julho de 2011

Fim de Ano - Um balanço

O ano lectivo chegou ao fim.
Parámos há já alguns dias - foram as últimas fichas, as últimas aulas (a correr para o 25 de Abril, que aqui pouco se viu!), as avaliações, outras tarefas para os professores (preferia estar a blogar!...)...
As visitas ao Historiando diminuíram, naturalmente.

Chegámos ao fim de um ciclo, chegaram vocês ao fim do 2.º Ciclo.
Ficam sempre saudades. Verdade, Ana Carolina, menina que me perguntou por elas.

Acho que o blog foi uma boa experiência. Uma experiência que pode ser melhorada e complementada com outros recursos...
Mas penso que para isso contribuiu o facto de ter boas turmas, cada uma à sua maneira:
- o 6.º 4 revelou-se uma surpresa positiva do ponto de vista do comportamento/forma de estar, mas pouco contribuiu com o seu trabalho. Os interesses da maioria dos alunos são outros...
- o 6.º 10 foi a turma com melhores resultados nas provas de avaliação, mas a sua forma de estar era, no geral, demasiado agitada para que se "estivesse (mesmo) bem". Havia comportamentos infantis de alguns alunos que prejudicavam o ambiente de trabalho e não facilitaram outras formas de trabalhar. Fica-me essa pena, porque tinha alunos com grandes capacidades.
- o 6.º 6 foi a turma mais equilibrada entre trabalho/participação e comportamento. Era uma turma no verdadeiro sentido do termo, um grupo unido, com quem dava gosto estar (embora às vezes também houvesse um pouco de conversa a mais). Tinha um grupo de alunos que suscitava conversas que achei muito interessantes.

O interesse e a atitude de alguns alunos destas duas últimas turmas foram o melhor estímulo para o que fui/fomos aqui fazendo. E o tempo não chegou para tudo o que tinha pensado (ter este espacinho arranjado dá trabalho!...).
O Historiando chegou a ultrapassar as 1000 visitas diárias, teve no mês de Maio uma média diária de 450 visitas e, no total do ano lectivo, ultrapassou as 35 mil. Nem todas eram vossas, claro (foi surpreendente, para mim, o elevado número de visitas a partir do Brasil), mas em altura de fichas de avaliação notava-se um aumento significativo, o que quer dizer alguma coisa.

Espero que, de alguma forma, este espaço tenha sido útil para vocês e que para o ano, apesar de estarem quase todos no 7.º ano, continuem a passar por aqui e a acompanhar o Historiando, deixando as vossas opiniões, podendo colocar dúvidas e dando o vosso contributo. Acharia muito interessante.
O e-mail também é vosso conhecido: carloscarrasco9@gmail.com

Penso continuar a escrever algumas mensagens durante estes meses de paragem de aulas... Por estes dias irei colocar desenhos que o 6.º 10 fez em AP sobre profissões do final do século XIX/princípio do século XX.

Apareçam sempre.
Boas férias
Felicidades para todos

Um abraço
O vosso prof. de HGP
Carlos Carrasco

Sem comentários:

Enviar um comentário