H

H
A imagem faz parte de um livro publicado no ano de 1647, por J. Blaeu (um importante cartógrafo holandês), em que está desenhado um conjunto de mapas do nordeste brasileiro, então ocupado pelos holandeses, decorados com cenas da vida quotidiana. A cena que apresentamos representa uma fazenda brasileira produtora de açúcar, na zona de Pernambuco.

24 de agosto de 2011

Eleição do Presidente da República - 24 de Agosto de 1911

A 24 de Agosto de 1911, os deputados elegeram o Presidente da República, de acordo com o estipulado na Constituição, aprovada 3 dias antes.
Com a realização das eleições nesta data procurava-se comemorar a Revolução Liberal de 1820, também ocorrida a 24 de Agosto.

Houve 4 candidatos à presidência: Anselmo Braamcamp Freire e Magalhães Lima, que poucos votos tiveram, e os dois principais candidatos, Bernardino Machado e Manuel de Arriaga.
Este último viria a contar com o voto de 121 deputados, tornando-se o primeiro Presidente da República eleito em Portugal - Teófilo Braga era o Presidente provisório desde a revolução de 5 de Outubro de 1910.

Manuel de Arriaga não chegou ao final do mandato, como quase todos os presidentes do período da 1.ª república, tendo apresentado a demissão em Maio de 1915.

Manuel José de Arriaga Brum da Silveira
Horta (Açores) 8.07.1840 - Lisboa 5.03.1917

21 de agosto de 2011

Aprovação da 1.ª Constituição Republicana

Sessão de abertura da Assembleia Constituinte de 1911

No dia 21 de Agosto de 1911 foi aprovada a 1.ª Constituição da República, que passa a ser designada por Constituição de 1911.




14 de agosto de 2011

Batalha de Aljubarrota

Aljubarrota não é assunto do 6.º ano, mas a batalha foi deveras importante para o desfecho da crise de 1383-1385.
A vitória das forças portuguesas, apoiadas pelos ingleses, garantiu a independência do reino de Portugal em relação a Castela.

A batalha de Aljubarrota foi a 14 de Agosto de 1385.

7 de agosto de 2011

D. Carlos pintor

Praia de Cascais - pintura de D. Carlos
Ontem (re)visitei a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves.
Revemos e relembramos espaços, objectos, pinturas...
Não me lembrava de duas pinturas de D. Carlos, o nosso rei D. Carlos, tão dedicado à arte - herança do seu avô, D. Fernando II, o do Palácio da Pena, o do Chalet da Condessa de Edla...
Para D. Carlos, o penoso seria, de facto, governar o reino.

O Dr. Anastácio Gonçalves foi um médico oftalmologista, nascido em 1888, que esteve na frente de batalha na Flandres quando da 1.ª Guerra Mundial.
Coleccionador de arte, sobretudo pintura, mobiliário e porcelanas chinesas, deixou a sua colecção ao Estado quando morreu (1965), para que pudesse ser criado um museu.
A Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves fica em Lisboa, quase em frente à maternidade Alfredo da Costa, e é um local interessante que poderão visitar. Ao Domingo de manhã é grátis, como (ainda) acontece nos museus nacionais.
Peçam aos vossos pais.