25 de Abril de 1974

22 de abril de 2010

25 de Abril - no teatro e na escola

O teatro era a História de uma Revolução.
Tratou-se mais da história do período da ditadura (1926 a 1974) do que da história do 25 de Abril em si.

Na escola, como alguns alunos do 6.º 8 puderam ver, foi hoje montada uma pequena exposição sobre o 25 de Abril de 1974, no Centro de Recursos/Biblioteca.

Tudo a propósito da data que se comemora este Domingo.


Prof.

21 de abril de 2010

O silêncio dos últimos dias

Voltei.
Há vários dias que o blogue estava parado.
Queria ter falado da visita de estudo - ida ao teatro - e ter actualizado algumas informações sobre os trabalhos de grupo, mas...
Um problema de vírus e uma avaria deixaram-me sem computador e os da escola, como vocês sabem, por experiência pessoal dolorosa, têm acesso muito irregular à Internet. São choques tecnológicos!

Prof.

13 de abril de 2010

A educação integral

À atenção dos grupos que trabalham o tema do ensino na 1.ª República.

Hoje, no site do Centenário da República - http://www.centenariorepublica.pt/ - foi recordado um texto do jornal Século, de 13 de Abril de... 1910.
Nesse texto, Maria Veleda, uma republicana, defendia o princípio da educação integral e explicava o que se entendia por educação integrala educação integral abrange (…) o indivíduo, dirige-lhe as suas faculdades físicas, morais e intelectuais – isto é, aplica-se ao corpo para fortificá-lo, à consciência para esclarecê-la e à inteligência para evocar (…).

Prof.

9 de abril de 2010

A batalha de La Lys

Em Março de 1916, a Alemanha declarou guerra a Portugal e o nosso país entrou formalmente na I Guerra Mundial.
Em Janeiro de 1917, partiram para França os primeiros soldados portugueses - a 1.ª Brigada do Corpo Expedicionário Português, comandada pelo Coronel Gomes da Costa.

Embarque do Corpo Expedicionário Português (1917)

Depois da participação em vários confrontos, os militares portugueses estavam esgotados. Não houve a sua rendição, como estava prevista, e no dia 9 de Abril de 1918 as forças portuguesas que se encontravam na frente de guerra, nas margens do rio Lys, foram impotentes perante a grande ofensiva das tropas alemãs. Calcula-se que tenham sido disparados 60 mil obuses de guerra e 70 mil obuses de granadas sobre as tropas portuguesas, durante três horas e meia.



A derrota foi pesada: muitos portugueses morreram ou ficaram feridos e outros foram feitos prisioneiros - 11 mil, no total, entre mortos, feridos e presos.

Hoje assinalam-se 92 anos da trágica Batalha de La Lys.

Prof.

8 de abril de 2010

Australopithecus sediba

Ainda antes de regressarmos à República...
Li há pouco, em http://www.publico.pt/Ciências/descoberto-novo-australopiteco-mais-parecido-connosco-do-que-os-outros_1431374 , que foi descoberto um novo australopiteco, mais parecido com o Homem do que os outros até agora descobertos - o Australopithecus Sediba.


Já não está com muito bom aspecto, mas será um achado arquológico bem importante.

Prof.

Minerva / Atena

A Atena grega (Minerva romana), era a filha predilecta de Zeus (só de Zeus, tendo brotado, já adulta, da sua cabeça).
Era, fundamentalmente, a Deusa da Cidade (Atenas), a protectora da vida civilizada, das actividades artesanais e da agricultura. O templo do Pártenon foi-lhe dedicado.
Apesar das qualidades que lhe são atribuídas, não devia ter muito bom feitio (há a história de um desafio que lançou a Aracne...), mas naquela altura quem o teria? 
Na poesia encarna a sabedoria, a razão e a pureza. Por isso, a ave e a árvore que lhe eram consagradas: a coruja e a oliveira.
Juntar Sofia à Minerva já é sabedoria a mais! É muita ciência!


 
Esta é uma história de deuses e de sabedoria, a propósito de uma seguidora. A República segue dentro de momentos.

Prof.

7 de abril de 2010

Dia Nacional dos Moinhos

Comemora-se hoje o Dia Nacional dos Moinhos e, por essa razão, no próximo fim-de-semana, muitos estarão abertos a visitas públicas, chamando a atenção para o valor patrimonial dos moinhos tradicionais.
Lembro que se localiza no nosso concelho e está aberto ao público o Moinho de Maré de Corroios, mandado construir por D. Nuno Álvares Pereira, em 1403.

O moinho é um dos núcleos do Ecomuseu Municipal do Seixal e nele têm lugar iniciativas do Dia dos Moinhos Abertos de Portugal.
Mais informações sobre essas iniciativas em http://www2.cm-seixal.pt/pls/decomuseu/ecom_hpage

Prof.

2 de abril de 2010

Constituição de 1976 - Selo e carimbo comemorativos

Como muitas vezes acontece em relação a importantes acontecimentos e personalidades, os correios emitiram um selo e um carimbo alusivos à Constituição de 1976.


O valor do selo era de... 3 escudos.

Prof.

Constituição de 1976 - Aniversário

Faz hoje 34 anos que foi aprovada a actual Constituição da República.



A Constituição foi elaborada pela Assembleia Constituinte eleita em 25 de Abril de 1975 (as primeiras eleições realizadas após o 25 de Abril de 1974, exactamente um ano depois dos extraordinários episódios que vamos ter oportunidade de rever no teatro, dia 19 de Abril).


Fila para votar nas eleições para a Ass. Constituinte (1975) e Assembleia Constituinte
Prof.