Desfile das tropas chefiadas pelo general Gomes da Costa, em Lisboa (Cais do Sodré), 6 de junho de 1926.
APRESENTAÇÃO: Este blogue começou por se destinar, essencialmente, aos meus alunos (dos 5.º e 6.º anos), procurando a interação possível quando não existiam as plataformas educativas. Com estas, o blogue perdeu o sentido de necessidade e foi diminuindo o número de novos posts. Mas, mesmo com a aposentação do seu autor, permanece como um espaço de arquivo que pode continuar a ser útil. Por interesse sobre os assuntos da História e da Geografia de Portugal, por gosto e por vício, serão partilhados novos posts... sem o sentido de obrigação, sem vinculação a orientações curriculares, ao ritmo do meu interesse e do meu tempo.

16 de abril de 2014

Da Monarquia Constitucional à República

Em meados do século XIX Portugal passou a ser uma monarquia constitucional.

Na monarquia constitucional os poderes estão distribuídos por vários órgãos – rei / parlamento (eleito) / governo / tribunais – com os seus direitos e deveres e existe um documento onde se encontram escritas as principais leis do país – a Constituição ou a Carta Constitucional.

Mas em 1910, o regime político mudou. Portugal passou a ser uma república.



O que aconteceu para que houvesse essa mudança de regime?
Como é que essa mudança aconteceu?

É o que vamos estudar nas primeiras aulas do 3.º período.


Sem comentários:

Enviar um comentário