«Para conduzir a operação militar do derrube do regime do Estado Novo, concretizando o golpe militar e a tomada do poder, o Movimento das Forças Armadas, designação que passou a tomar o Movimento dos Capitães, organizou um Posto de Comando, situado no Regimento de Engenharia 1, na Pontinha, zona da periferia de Lisboa. O Estado-Maior foi constituído por seis oficiais, que foram apoiados na sua ação por outros, quer na montagem do posto de comando, quer na condução das operações.»
in, A Hora da Liberdade
|
Os manequins (militares) nos seus postos |
Os seis oficiais: Tenente-coronel Amadeu Garcia dos Santos, Major Hugo dos Santos, Major José Sanches Osório, Tenente-coronel Nuno Fisher Lopes Pires, Major Otelo Saraiva de Carvalho e Capitão-tenente Victor Crespo.
Também esteve presente no Posto de Comando, até ao princípio da manhã, o Capitão Luís Macedo, que era o comandante da Companhia de Instrução no Regimento da Pontinha - deverá ser o 7.º manequim.
Os oficiais do Posto de Comando procuraram seguir todos os movimentos das tropas desde o início, coordenando a sua ação e interferindo na condução da manobra, no sentido de garantir a sucessiva conquista dos objetivos.
O manequim que representa Otelo Saraiva de Carvalho, junto ao mapa das estradas de Portugal e ao mapa de Lisboa. |
Os alunos com... "novos meios de comunicação" Não é fácil, para eles, entenderem os antigos telefones e a dependência de linhas!... |
anos que já são historia. Um local que parece interessante para visitar e sentir de perto esses anos de grande mudança!
ResponderEliminar