Seguindo a cronologia do vosso manual (pág. 62) e o texto 3 da pág, 61, em 1831, D. Pedro abdicou da coroa imperial brasileira e embarcou para Inglaterra. Quando tomou essa decisão, para vir lutar ao lado dos liberais portugueses contra os absolutistas, comandados pelo seu irmão (D. Miguel), ele deixou o trono do Brasil a seu filho - D. Pedro II, do Brasil.
D. Pedro II
O mais importante desta história é saberem que (acontecimentos)...
1 - D. Pedro deixa o Brasil e parte em direcção à Europa.
2 - Na Europa, ele arranja dinheiro para comprar armas e contratar homens, organizando um exército liberal que se vai juntar aos liberais portugueses que estavam nos Açores.
Cidade de Angra do Heroísmo
3 - D. Pedro sai da ilha Terceira (Açores) à frente da expedição liberal que vai desembarcar numa praia próxima do Porto.
4 - Essas forças liberais vão ocupar facilmente a cidade do Porto.
5 - O Porto vai ser cercado pelos absolutistas - Cerco do Porto (1832) - facto que assinala o início da guerra civil.
Compreenderem que (porquê dos acontecimentos)...
- D. Pedro pretendia vir combater contra os absolutistas - queria acabar com os abusos de D. Miguel na governação de Portugal, queria repor um regime liberal - uma monarquia liberal - e queria que a sua filha, D. Maria II, fosse a rainha de Portugal.
Isto é fundamental saberem.
Filipa: agora já sabes quem ficou no Brasil, mas concentra a tua atenção no que aconteceu no nosso reino. E amanhã vais ver que as informações dos parágrafos acima podem ser importantes para a ficha.
Prof.
Sem comentários:
Enviar um comentário