Constituição dos Grupos para o trabalho sobre os romanos e respetivo tema:
Grupo A - Tema: As estradas romanas
Bruna
Daniel
Grupo B - Tema: As construções romanas
Eliana
Fafá
Fany
Grupo C - Tema: O exército romano
João
Rúben
Grupo D - Tema: As atividades económicas
Margarida
Mariana
Pedro
Recordo os livros que já aqui indiquei sobre os romanos, os quais podem/devem ser consultados na Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos.
31 de janeiro de 2013
Aspetos da herança muçulmana - na língua
Existem ainda hoje cerca de seis centenas de palavras de origem árabe na língua portuguesa.
O que tem de comum a maioria dessas palavras? Iniciarem-se por al.
São palavras de origem árabe: açorda, alcatifa, alecrim, alface, alfarroba, algarismo, Algarve, álgebra, alguidar, algodão, azeite, azenha, camisa, garrafa, laranja, limão, melancia, tapete, xadrez, etc.
A palavra oxalá é igualmente de origem árabe - en xá Allah - e significa "se Deus quiser", expressão que também é usada pelos cristãos.
O que tem de comum a maioria dessas palavras? Iniciarem-se por al.
São palavras de origem árabe: açorda, alcatifa, alecrim, alface, alfarroba, algarismo, Algarve, álgebra, alguidar, algodão, azeite, azenha, camisa, garrafa, laranja, limão, melancia, tapete, xadrez, etc.
A palavra oxalá é igualmente de origem árabe - en xá Allah - e significa "se Deus quiser", expressão que também é usada pelos cristãos.
27 de janeiro de 2013
Aspetos da herança muçulmana - os conhecimentos científicos
Entre os muçulmanos havia uma vida cultural rica.
Entre nós transmitiram conhecimentos científicos relativos a áreas diferenciadas, como a matemática, a astronomia, a geografia e a medicina.
Entre nós transmitiram conhecimentos científicos relativos a áreas diferenciadas, como a matemática, a astronomia, a geografia e a medicina.
Tabela matemática |
Observação dos astros |
Astrónomos |
Astrolábio - instrumento que permitia a orientação pelos astros |
Mapa do século XII |
Mapa do século XII |
Médico a observar o doente |
Operação aos olhos |
Aspetos da herança muçulmana - as atividades económicas
Desenvolveram-se as atividades económicas, como a agricultura, o artesanato e o comércio.
Na agricultura introduziram-se novas culturas, como a amendoeira, a laranjeira, o limoeiro, a alfarrobeira, (provavelmente) o arroz, etc.
No artesanato, destacam-se o fabrico de tapetes, armas e objetos de couro.
Na agricultura introduziram-se novas culturas, como a amendoeira, a laranjeira, o limoeiro, a alfarrobeira, (provavelmente) o arroz, etc.
Amendoeira em flor |
Amêndoas na árvore |
Amêndoas |
Laranjeira |
Limoeiro |
Alfarrobeira |
Alfarrobas |
Arrozal |
Arroz |
Peles - couros |
Tanques para tratamento de couros (Marrocos) |
Armas, vasilhas e outros objetos em metal |
Tapetes |
Aspetos da herança muçulmana – as construções
Palácios
Castelos
Bibliotecas
Palácio de Alhambra (Granada)
Castelos
Castelo de Silves |
Castelo dos Mouros - Sintra |
Mesquitas
Igreja de Mértola (antiga mesquita, transformada em igreja) |
Igreja de Mértola - interior |
Torre de igreja (Sevilha) antiga torre (minarete) de mesquita |
Biblioteca árabe numa pintura de 1236 |
Casas com terraços (açoteias)
Olhão |
A herança muçulmana
Os Muçulmanos invadiram a Península Ibérica em 711 e em
poucos anos dominaram-na quase totalmente.
A Reconquista Cristã, iniciada pouco depois, durou até 1492,
data em que os chamados Reis Católicos conquistaram o Reino de Granada, último
reino muçulmano da Península.
O domínio muçulmano da Península Ibérica, mesmo que parcial,
durou séculos.
Durante esse período de tempo, a população peninsular foi
influenciada pelo modo de vida dos muçulmanos, pela sua cultura. Portanto,
ficaram marcas da presença muçulmana – o que se chama a herança muçulmana.
Essa influência foi maior no Sul da Península, porque foi aí
que o domínio mais se prolongou no tempo. O Norte foi reconquistado mais
rapidamente pelos cristãos.
20 de janeiro de 2013
As (muitas) invasões e conquistas
Quando nas aulas falamos de conquistas...
... e os Romanos conquistaram/dominaram a Península Ibérica
... e os Visigodos conquistaram/dominaram a Península Ibérica
... e os Muçulmanos conquistaram/dominaram (quase toda) a Península Ibérica
... não significa que os exércitos invasores/conquistadores tenham matado toda a população que aqui vivia. Isso seria a desgraça absoluta... para todos!!!
Quem conquista e passa a dominar um território precisa de quem trabalha, de quem cultive a terra e produza os alimentos.
Nas guerras, há os que morrem, os que ficam feridos e, em épocas antigas, havia os que eram transformados em escravos.
Mas, qualquer que fosse o povo que ficasse a dominar, a maioria da população continuava a fazer a sua vida: cultivar os campos, criar o gado, pescar, fazer o pão, fazer os tecidos, fazer os objetos de barro ou de ferro, comerciar os mais variados produtos, pagar impostos, obedecer a quem manda...
Qual a diferença, então? A diferença é o senhor que governa e a quem se tem de obedecer e pagar os impostos.
Pintura de Brueghel, em 1616 - O cobrador de impostos |
Isso vocês aprenderão.
Conselho de trabalho para o Ricardo
Para o trabalho escrito da aula de amanhã, estuda da pág. 56 à pág. 59 do manual.
Resolve os exercícios da pág. 56 e a primeira questão da página 58.
Parece estar a haver algum problema com as comunicações.
No Blog, procurei fazer algumas pequenas atualizações e a largura das colunas apareceu-me alterada. Não estou a conseguir repô-las.
Bom fim de semana
Resolve os exercícios da pág. 56 e a primeira questão da página 58.
Parece estar a haver algum problema com as comunicações.
No Blog, procurei fazer algumas pequenas atualizações e a largura das colunas apareceu-me alterada. Não estou a conseguir repô-las.
Bom fim de semana
10 de janeiro de 2013
5 de janeiro de 2013
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