25 de Abril de 1974

24 de outubro de 2015

Rios de Portugal - jogo

Pessoal do 5.º C:
A propósito dos rios da Península Ibérica e da sua localização, proponho-vos o Jogo dos Rios de Portugal.



22 de outubro de 2015

A PIDE foi criada há 70 anos

Data menos festiva, a 22 de outubro de 1945 "nascia" a PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado), nova designação da polícia política do Estado Novo - antes chamava-se PVDE (Polícia de Vigilância de Defesa do Estado).
A mudança de nome estará relacionada com o fim da II Guerra Mundial, com a vitória dos Aliados, e a vontade do chefe do Governo (António de Oliveira Salazar) em dar uma ideia de maior abertura (liberdade) política.

A(s) polícia(s) política(s) no período de governação salazarista concentraram as funções de prevenção e repressão de crimes políticos.
E pensar de forma crítica em relação ao poder era um crime político. Por isso, nesses anos (até ao 25 de abril de 1974) muitas pessoas que lutavam contra o regime foram presas.
A PIDE tinha dois poderes fundamentais sem controlo judicial: o poder de prender e os poderes de instrução judicial (de incriminar), recorrendo sistematicamente à força e à tortura.


A PIDE passou a chamar-se DGS (Direção Geral de Segurança), depois da substituição de Salazar pelo Prof. Marcelo Caetano.
E a DGS foi extinta pelo Decreto-Lei 171/74, do próprio dia da revolução: 25 de abril de 1974.


Basílica de Mafra - a sagração foi há 285 anos

Quando do nascimento do seu primeiro filho - no caso, uma filha, a princesa D. Maria Bárbara - o rei D. João V mandou construir, em Mafra, um convento dedicado a Santo António, em cumprimento de uma promessa feita.
Entendia que esse nascimento, a 4 de dezembro de 1711, era uma graça divina e, "confortado" pelo ouro que ia chegando do Brasil em quantidades cada vez maiores, não se poupou a despesas.

E não foi um simples convento!... Foi um enorme conjunto de edifícios: um convento, um palácio real e uma basílica.
A mão de obra necessária foi contratada e... forçada.
A primeira pedra foi lançada em 1717 e a sagração ocorreu a 22 de outubro de 1730, dia do aniversário de D. João V.

Dizem que a festa da sagração demorou 24 horas e as outras festas feitas em Mafra estenderam-se por 7 dias, incluindo um banquete popular para 9 mil pessoas.
Mas as obras não estavam terminadas. Só no reinado de D. José foram concluídas.

Vamos voar sobre Mafra...




18 de outubro de 2015

A conquista de Lisboa e a cidade - atividades no Museu de Lisboa

Para quem tenha oportunidade, no próximo fim de semana, o Museu de Lisboa (antes chamado Museu da Cidade) apresenta um conjunto de atividades que parece interessante.
Não sei a que acontecimento se refere a designação "Batalha de Lisboa" - será à conquista da cidade, em 1147, após o cerco?



Nos dias 24 e 25 de outubro, o Museu de Lisboa convida o público a saber tudo sobre a conquista de Lisboa, com três atividades surpreendentes.
24 outubro, sábado: 16h
O Cerco de Lisboa
Percurso pelos arraiais das tropas dos Cruzados e de D. Afonso Henriques.
Preço: 2€ com marcação prévia

25 outubro, domingo: 15h
A Batalha de Lisboa
Visita e jogos para famílias.
Entrada livre
25 outubro, domingo: 15h30
Lisboa Medieval
Visita guiada.
Entrada livre com marcação prévia
Museu de Lisboa - Palácio Pimenta (Campo Grande, 245)
+ info : T. 218 172 508 ou museudelisboa@cm-lisboa.pt