H

H
A imagem faz parte de um livro publicado no ano de 1647, por J. Blaeu (um importante cartógrafo holandês), em que está desenhado um conjunto de mapas do nordeste brasileiro, então ocupado pelos holandeses, decorados com cenas da vida quotidiana. A cena que apresentamos representa uma fazenda brasileira produtora de açúcar, na zona de Pernambuco.

11 de janeiro de 2015

Manifestação pela Liberdade

Em 1789 iniciou-se a Revolução Francesa, a qual tinha como lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", os seus 3 grandes objectivos.


A revolução triunfou, aconteceram outras revoluções liberais pela Europa, o tempo passou, o mundo mudou, desenvolveu-se...
Apesar de tudo, os grandes ideais da liberdade e da igualdade perante a lei ainda não são universais e ainda há quem não consiga compreender e aceitar o exercício da liberdade, nomeadamente o da liberdade de expressão.
Os acontecimentos verificados esta semana, em Paris, provam isso.
E várias pessoas foram vítimas dessa intolerância.


Realizou-se hoje, em Paris, uma grande manifestação em memória das vítimas e pela defesa da liberdade.
Há momentos em que estão em jogo valores fundamentais da nossa sociedade. A liberdade é um desses valores. É muito importante, então, manifestarmos publicamente a nossa vontade em defender esses valores.
A manifestação de Paris, com centenas de milhares de pessoas de diferentes orientações políticas e religiosas - assim como outras manifestações realizadas em cidades de todo o mundo - foi um desses momentos importantes.
Foi um momento histórico.



Sem comentários:

Enviar um comentário