H

H
A imagem faz parte de um livro publicado no ano de 1647, por J. Blaeu (um importante cartógrafo holandês), em que está desenhado um conjunto de mapas do nordeste brasileiro, então ocupado pelos holandeses, decorados com cenas da vida quotidiana. A cena que apresentamos representa uma fazenda brasileira produtora de açúcar, na zona de Pernambuco.

28 de julho de 2014

I Guerra Mundial - a declaração de guerra

Há 100 anos.
Um mês depois do atentado contra o herdeiro do trono austríaco, apesar de não haver provas da implicação do governo da Sérvia nesse atentado, o Império Austro-Húngaro responsabilizou este país, fez uma série de exigências, apoiada pela Alemanha, e acabaria por declarar guerra à Sérvia, a 28 de Julho de 1914.
Belgrado, a capital da Sérvia, seria bombardeada logo no dia seguinte.

A Rússia defenderia a Sérvia, a Alemanha apoiaria o Império Austro-Húngaro, a França era aliada da Rússia, a Inglaterra declarou guerra à Alemanha depois desta ter violado as fronteiras da Bélgica para invadir a França e...

Portugal entraria na Guerra em 1917. A Alemanha, que já atacava as fronteiras de Angola e Moçambique (colónias de Portugal), declarou guerra ao nosso país em 9 de março de 1916, depois de termos aprisionado os barcos alemães atracados em portos portugueses, a pedido dos ingleses.
A I Guerra Mundial terminou em Novembro de 1918, embora alguns conflitos locais se tivessem prolongado por mais alguns anos.