25 de Abril de 1974

30 de setembro de 2011

Fim da 1.ª fase do trabalho deste ano

Concluímos o preenchimento da Ficha de Avaliação de Diagnóstico.
Fizemos um trabalho com tempo suficiente para treinar técnicas de análise dos vários tipos de documento, responder a dúvidas e satisfazer curiosidades.
Para a semana que vem... Vem aí o açúcar do Brasil.

Entretanto, o Lucas (6.º 1) propôs-se procurar informação sobre as epidemias de peste negra no século XIV e o Pedro (6.º 5) perdeu-se no Atlântico, a caminho da Terra Nova. Bem me queria parecer que não passava de um marinheiro de água doce!

Mapa do Canadá, com destaque para a Terra Nova

23 de setembro de 2011

Primeiras aulas

Nas primeiras aulas, depois das obrigatórias apresentações e das conversas próprias de um princípio de ano lectivo, já começámos a "fazer a ponte" entre os assuntos tratados no final do 5.º ano e os que vamos abordar no início do 6.º ano, a começar pelo Açúcar do Brasil.
Recordámos as principais descobertas feitas pelos navegadores portugueses, nos séculos XV e XVI, os diferentes territórios que constituíam o Império Português e o seu aproveitamento económico.

Em resposta a uma pergunta do Pedro (6.º 5), propus-lhe que escrevesse um pequeno texto sobre a descoberta da Terra Nova. É um assunto não falado no 6.º ano, mas a curiosidade faz bem...

Ao longo desta semana temos resolvido a Ficha de Avaliação de Diagnóstico. Ela permite avaliar o domínio de competências específicas de HGP - interpretação de mapas, imagens, documentos escritos, árvores genealógicas, gráficos, cronologias... - e adquirir novos conhecimentos, porque incide sobre os conteúdos que não foram trabalhados nas aulas do ano passado.

14 de setembro de 2011

Novo ano lectivo

Estamos no início de um novo ano lectivo.
Este blog cresceu muito durante 2010-2011, com as turmas 6.º 4, 6.º 6 e 6.º 10 da Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Paulo da Gama.

Espero que possa continuar a crescer, agora com a participação de novas turmas, pois destina-se, fundamentalmente e apesar de muitas outras visitas, aos alunos das minhas turmas do 6.º ano.
Isso significa que os principais destinatários serão os alunos das turmas 6.º 1, 6.º 5, 6.º 7 e 6.º 9.
Espero que lhes possa ser útil e que os ajude a gostar mais da disciplina de História e Geografia de Portugal, despertando-lhes interesse em querer saber mais.

Desejo um bom ano e felicidades a todos os meus antigos alunos (esperando que eles continuem a espreitar o blog).
Desejo, também, um bom ano a todos aqueles que vão agora começar a trabalhar comigo.